5 motivos pelos quais você deveria pensar em internacionalização

Em um mundo globalizado, é importante conhecer e fazer o mercado internacional trabalhar a seu favor. A internacionalização já não é mais um luxo para algumas poucas empresas, mas uma forma tangível de ampliar ou sustentar o seu negócio. Ainda assim, muitas empresas brasileiras sentem-se intimidadas pela internacionalização ou não conhecem bem o que ela é exatamente.


Internacionalizar é a mesma coisa de exportar e importar, certo?


Não, internacionalização não é apenas exportação ou importação. O processo de internacionalização de uma empresa pode começar ainda dentro do país. Internacionalizar significa relacionar-se com o mercado externo.

Importar e Exportar são formas mais diretas de internacionalizar, mas não são as únicas, e nem sempre são as mais adequadas para um determinado negócio.

Uma empresa pode buscar internacionalizar-se a partir de outras estratégias, como: criação de joint ventures, parcerias, busca de investimento externo, abertura de filiais ou até mesmo pela preparação, no mercado doméstico, para competir com empresas internacionais.

Mas então por que uma empresa deve se internacionalizar? Pelos 5 seguintes motivos:


1) Conhecer novos mercados: Ao vender produtos para outros países, a empresa torna-se menos dependente do mercado doméstico e, consequentemente, de eventuais crises e esfriamento do comércio.

2) Diminuição da carga tributária: Ao exportar, uma empresa pode obter benefícios em forma de redução de impostos domésticos, como o IOF, COFINS, IPI, ICMS e PIS Além disso, alguns países oferecem isenção de imposto para certos produtos importados. Por isso é importante conhecer bem o lugar para onde o seu produto vai!

3) Maior produtividade: Com novos mercados para atender, a empresa pode diminuir o nível de ociosidade da sua produção e ainda diminuir custos. Assim, a empresa opera com maior produtividade e maiores lucros.

4) Melhoria na imagem da empresa: Uma empresa internacional é também melhor vista no mercado doméstico. Como o mercado internacional é mais exigente quanto aos processos e produtos de uma empresa, as pessoas têm a tendência de reconhecer o valor e a experiência de uma empresa internacional.

5) Aumento na qualidade: Ao entrar em contato com empresas, sejam elas concorrentes ou parceiras, o empresário brasileiro tem a chance de aprender com a experiência internacional e aumentar o padrão de qualidade do seu produto ou serviço.


Mas para conseguir tirar o maior proveito da internacionalização, é crucial ter uma boa estratégia. Quer ajuda? Entre em contato conosco para conhecer mais sobre como você pode começar a se internacionalizar.



27 visualizações

entre em contato

Um de nossos consultores irá te atender e solucionar o seu problema.

TELEFONE:

 

              (61) 3356-9422

© 2023 por Coach Pessoal. Criado orgulhosamente com Wix.com

NOS ENCONTRE

  • Facebook - Círculo Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • LinkedIn - Círculo Branco

Universidade Católica de Brasília – UCB, Campus I, QS07, Lt. 1, Águas Claras/ Taguatinga –DF Bloco K Sala K017

Brasília